Configurando áudio frontal em placas com Realtek HD Audio (ICH10R)

Recentemente troquei de placa-mãe, e para não ter que destruir o gabinete tão bonito que acomodava meu antigo PC comprado no supermercado comprei um gabinete novo com USB e áudio frontal, este último ausente no gabinete antigo (um absurdo!). Pos bem, além do painel frontal ter desgrudado do encaixe uma vez o áudio frontal nunca funcionava (até hoje) apesar das 2 portas USB estarem OK. Pois bem hoje estava bisbilhotando as opções da BIOS e resolvi testar uma opção Onboard Peripherals > Front Panel Type [ HD Audio | AC97 ]. Curiosamente descobri que o painel funciona como AC97.

Para configurar os speakers de forma que os conectores frontais possam ser usados juntos com os trazeiros (permitindo a você ligar suas caixas / receiver OU usar o fone de ouvido no painel frontal, podendo inclusive ligar dois receivers um em cada lado (!), abra o programa de configuração do Realtek HD Audio, clique no link da direita (opções avançadas) e marque o primeiro radio button e clique OK. Agora os conectores frontais não aparecem mais nas abas do programa (2nd Speaker) e você só precisa selecionar a aba Speaker e clicar no botão para torná-lo a saída preferencial. Para testar basta colocar uma música para tocar. Se tocar no fone de ouvido e nas caixas deu certo!

6 Respostas

  1. meu marido desinstalou o hd de audio do meu pc por favor me ajude ditando passo a passo do que devo fazer pois estou deenpregada e o rapaz cobrou R$60,00 para fazer esse serviço para mim. Desde ja agradeço juliana.

  2. Boa Fábio! Eu fiz estas configuracoes no meu sw realtek, tenho uma placa gigabite, e funcionou o frontal direitinho!
    Mas eu chequei uma opcao a mais, além das opcoes avancadas.
    Embaixo das opcoes avancadas tem uma pastinha, q qdo vc clica abre um pop com 2 opcoes checkboxes. Eu selecionei o primeiro: “Desativar a deteccao do conector do painel frontal”. Aí funcionou.
    Boa!

  3. Muita gente no Brasil procura o conteúdo exposto aqui, você é o que há!

  4. Amigão, você é o cara! No meu caso específico serviu como inspiração, Isto porque minha MoBo só tem a opção de portas. Ativei a opção que agrega duas delas e funfou. Não entendo porque tem tanta gente jogada conversa fora. É blá, blá, blá..Tu, ao revés, bateu aonde dói.

Deixe um comentário